4 de julho de 2015

PORQUE SÓ USAMOS CHOCOLATE BELGA?

PARA A CHARMM BRIGADEIROS chocolate belga é mais que uma escolha: É UMA NECESSIDADE.

Não me gabo por usar chocolate belga. Adoraria comprar o nacional, mas o que está em questão é a qualidade.

O chocolate de alta qualidade deve ser feito com ingredientes de alta qualidade... Isso quer dizer que não só o cacau deve ser bom (e bem cuidado desde a colheita), como os processos de transformação por que ele passa (fermentação, secagem, torrefação, produção da massa de cacau) devem respeitar um exigente padrão de qualidade. Caso contrário, o chocolate não será bom.

A temperatura e o tempo da torrefação, por exemplo, são rigorosamente controlados para que a semente não queime e para que os aromas do chocolate apareçam. O tempo de conchagem (processo responsável por fazer evaporar a acidez e criar textura cremosa e aveludada) também é importante: quanto maior, mais refinado será o chocolate e melhor a sua qualidade. O ideal é 2 a 3 dias de conchagem – o que hoje é quase impossível devido ao custo produção. Todo este controle, que garante um bom padrão de qualidade, me fizeram eleger um dos melhores produtores de chocolates gourmets do mundo: a Barry Callebault. Adoraria ter mais opções de bons chocolates no Brasil, mas o imposto de importação é um grande obstáculo para estas operações, uma pena!

Bem, mas por que não os nacionais? Antes de mais nada, quero deixar claro que o Brasil tem condições de fazer um bom chocolate, mas até pouco tempo atrás nunca tinha se interessado em fazê-lo. Por quê? Porque a legislação brasileira permite a adição de gorduras hidrogenadas ou fracionadas para baratear o produto e estipula um percentual de cacau bem inferior ao que se pratica na Europa. Logo, o grande produtor não se interessa em fazer um chocolate puro do cacau, e sim este chocolate “falsificado”.

Escrevi "até pouco tempo" porque começam a surgir marcas nacionais que fazem chocolates gourmets, puros do cacau, e com qualidade, mas em alguns casos chegam a ser mais caras que as importadas e alguns produtos ainda não têm qualidade estável. Faz parte do início, e torço para se aprimorarem e chegarem ao nível dos importados. Não falta muito.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Charmm Brigadeiros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Homestay Bukit Gambang

Blogger Templates